Gilberto Salvador: 21 obras de 1967 a 2004

09 de agosto a 03 de setembro de 2004

Trajetória / Femina
por João J. Spinelli

A linha curva, sensual perpassa toda a obra do artista plástico Gilberto Salvador. Desde o início de sua carreira vitoriosa – mesmo em sua produção mais engajada politicamente contra a ditadura militar – as linhas curvas e as formas femininas prevalecem, marcas indeléveis deste criador. Nesta fase o pintor, com cores incomuns, reforça a significativa participação da mulher brasileira num dos períodos mais difíceis de nossa história. Com coragem, ousadia e composições diferenciadas contrapôe a representação feminina às poderosas armas usadas pelos militares brasileiros para intimidar a população, uma declarada oposição do artista à dominação e ao arbítrio daquela época.

Assim os desenhos, gravuras, pinturas e esculturas de Gilberto Salvador registram plasticamente momentos expressivos da arte e da vida brasileira: a contundência documental dos anos sessenta, a preocupação com a crescente degradação da paisagem e do meio ambiente e o uso de materiais e técnicas avançadas, de alta tecnologia nas obras idealizadas pelo autor, em 1969, para a X Bienal Internacional de São Paulo, confirmam a capacidade criadora de um artista sublevado, arrojado, que enfrenta os desafios da arte contemporânea sem se repetir ou se acomodar com uma única forma de fazer e pensar a arte.

Para o artista, a obra de arte tem um compromisso “com sentimentos, emoções, conceitos e razões filosóficas – politicamente engajadas a uma linguagem brasileira, não colonialista”.

Reconhecida por importantes críticos e historiadores de arte (que documentaram a produção inovadora de Gilberto Salvador nos trinta e nove anos de sua carreira) a obra deste artista está presente nos acervos dos mais importantes colecionadores e museus de arte do Brasil: Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Brasileira, Museu de Arte Moderna de São Paulo e entre outros o Museu de Arte de São Paulo – MASP.

Por isso, a exposição Trajetória/Femina destaca aspectos relevantes da participação de Gilberto Salvador no cenário da arte brasileira das últimas décadas.

Obras participantes