Grandes obras

09 a 27 de dezembro de 1984

É com grande satisfação e orgulho, que ofereço aos clientes, amigos e colecionadores essa selecionada e fundamental amostragem de obras de arte brasileira e internacional.

Várias destas obras são absolutamente inéditas e muitas delas são conhecidas por estarem reproduzidas e terem participado de importantes retrospectivas.

Ricardo Camargo

Eis uma exposição, num certo sentido, curiosa, pois é diferente do normal. Normalmente é sempre dedicada a um único artista, como se deu com uma mostra precedente desta casa em que foram vistas as pinturas de Maria Helena Chartuni. Disse ‘diferente’: reunem-se nas paredes pinturas, aquarelas, desenhos de mestres latino-americanos, com predominância de brasileiros e estrangeiros que aqui se radicaram, e até personalidades nacionais de extraordinário valor operantes em Paris, alguns que poderiam perfeitamente brilhar na exposição ‘A Escola de Paris’que abri há pouco no Masp, vinda do Museu de Arte Moderna da antiga Meca da Arte. Por exemplo: Tarsila do Amaral e Vicente do Rego Monteiro.

Sempre gostei de coletivas. Ao longo da minha carreira, culminada na confiança de Assis Chateaubriand que me autorizou montar o mais vivo Museu da América Latina, não sei quantas obras de arte adquiri. Creio que muitos milhares. De minha coleção muitas delas cêdo, agora, aos amigos Ricardo Camargo e José Duarte de Aguiar. Fazem parte do correr da atividade à qual me dediquei, com simplicidade, talvez com um certo sucesso.

P. M. Bardi

Obras participantes

Clipping

17/12/1984 – Revista Visão

11/12/1984 – Revista Afinal

08/12/1984 – O Estado de S. Paulo

08/12/1984 – Jornal da Tarde

07/12/1984 – Jornal da Tarde