Recortes de uma Coleção
por Ricardo Camargo, colaborou Roberto Comodo
Tudo começou no final dos anos 60 quando adquiri minha primeira obra de arte, um desenho do Joan Ponç, feito a bico de pena da série “Moli, Rosa, Rubi” de 1948. Ponç, juntamente com Cuixart e Tapies, foi o fundador do movimento surrealista “Dau al Set” e seu grande representante na Espanha.
Desde então, nesses quase 40 anos, muitas obras de arte foram adquiridas, vieram até mim como se buscassem um pouso, um espaço para ficar… Muitas se foram depois de algum tempo, faz parte do caminho natural das coisas, chegam, moram e partem com o tempo. Assim cumpro minha função de colecionador; adquiro obras de arte motivado pelo belo, o que me encanta os olhos, e me encanto com minhas próprias escolhas, pois acredito que se você não se diverte tomando suas próprias decisões, você não exerce realmente o papel de colecionador.
Aposto no novo, nos artistas emergentes e tenho verdadeira atração pelas obras em papel (o início do ato de criação), pelos objetos e pelas esculturas, sou fascinado pelo tridimensional!
Ao certo não sei se me classifico como um colecionador ou um dealer. Certa vez li uma entrevista do Charles Saatchi, famoso publicitário e colecionador inglês, que narrou bem essa problemática. Para ele não importa que título deve ser classificado, se colecionador ou dealer, afinal de contas o que importa no contexto e o que sobrevive é a arte. Assim faço como ele, compro arte que gosto, e de repente vendo para comprar mais arte!
Bruno Musatti
Obras participantes
Tunga "São João Batista" (1977/80) borracha, metal e iluminação ultravioleta 125 cm. Leda Catunda Serra "Véu" (1984) acrílica s/ tecido 250 x 180 cm. Sandra Gamarra "Santos" (2008) óleo s/ tela 162 x 195 cm. Cildo Meirelles "Sem Título" (1977) pastel e ecoline s/ papel 69 x 100 cm. Jarbas Lopes "Políticos 1" (1999) plástico trançado 52 x 45 cm. Paul McCarthy "Masks (Rocky)" (1994) fotografia 185 x 122 cm. Pedro Cabrita Reis "S. Vito “ 1,24-29.09.1997" (1997) esmalte s/ vidro, madeira, ferro, plástico e fita crepe 134 x 95 x 18 cm. Marepe "Embutidinho 4/5" (2001) madeira e dobradiça 70 x 70 x 70 cm. Vik Muniz "Reflexion" (1995) cópia fotográfica de emulsão de prata 50,8 x 40,6 cm. Nuno Ramos "Para Goeldi" (1996) bronze, vidro derretido, areia e silicato 48 x 77 x 36 cm. Rivane Neuenschwander "Sem Título" (1996) plástico e formigas 41 x 49 cm. Rivane Neuenschwander "Sem título" (1996) plástico e formigas 40 x 48 cm. Fernanda Gomes "Sem Título" (1995) cabelo 72 x 7 cm. Nelson Leirner "Álbum de Família" (1977) grafite e aquarela s/ papel 70 x 100 cm. Érika Verzutti "Reta" (2004) caneta hidrográfica, régua e cola colorida s/ papel 57 x 46 cm. José Antonio Hernandes-Diez "Colher" (2000) peça de metacrilato 35 x 118 x 55 cm. Antonio Dias "Sem Título" óxido de ferro s/ papel Nepal 55 x 80 cm. Keila Alaver "Habitat II" (2002) fotografia s/ madeira 137 x 88 x 15 cm. Efrain Almeida "Casa das Almas" (2001) madeira de cedro 24 x 22 x 41 cm. Rosangela Rennó Gomes "Kimp (série Hipocampo)" (1995) pigmento fosforescente s/ chassis de madeira pintada 132 x 149 x 3,5 cm. Hiroshi Sugito "The Owl" (1999) pigmento, grafite e acrílica s/ tela 41 x 41 cm. Tunga "Sem Título" (1992) imã, limalha, ferro, cobre e agulha 10 x 27 x 20 cm. Iole de Freitas "Sem Título" (1984) cobre e borracha 52 x 70 x 80 cm. Leonilson "Sem Título" (1990) acrílica s/ tela 70 x 65 cm. Sandra Cinto "Sem Título" (2002) acrílica s/ tela 100 x 130 cm. Nuno Ramos "Sem Título" (1994/95) 3 fotos em braile (tríptico) 60 x 90 cm. Albano Afonso "O Banho (série)" (1998) alumínio perfurado e espelho 56 x 54 cm. Adriana Varejão "A Piscina" (2007) fotografia 23 x 33 cm. tiragem 3/100 Artur Barrio "Seta" (1982) acrílica s/ cartão 210 x 115 cm. Luiz Pierre Zerbini "Teatro Municipal" (1990) acrílica s/ tela 175 x 252 cm. Jarbas Lopes "Cicloviaérea" (2003) bicicleta e palha 105 x 180 x 42 cm. Jarbas Lopes "Cicloviaérea" (2009) bicicleta e palha 110 x 170 x 67 cm. Marepe "Sem Título" (2009) tinta vitral 84 x 150 x 8 cm. Miguel Rio Branco "Mona Lisa" (1974/2000) fotografia 59 x 39 cm. Beth Moyses "Bastidores (série)" (1997) ,adeora. tecido. zíper e renda 21 cm. Franklin Cassaro "Seringuidea" (1994) pele de coelho e borracha 25 cm. Edgard de Souza "Bebê" (1997) madeira 16 x 40 x 20 cm. Ernesto Neto "Sem Título" (2002) tule de lycra, isopor e areia 57 x 40 x 22 cm. Ivan Cardoso "Sem Título" (1979) montagem Hélio Oiticica 10 fotos 12 x 117 cm. Cabelo "Múmia" (2001) areia coberta c/ tecido pintado 5 x 105 x 28 cm. Wim Delvoye "Browning Invador Jr" (1989) raquete de tênis, tinta vitral e estanho 25 x 64 cm. Wim Delvoye "Browning Rainbow Jr" (1989) raquete de tênis, tinta vitral e estanho 25 x 64 cm. Valeska Soares "Sem Título" (1997) parafina 75 x 29 cm. Nelson Felix "Sem Título" (1989) escultura em grafite e 5 vértebras de metal, latão, cobre e es 300 x 10 cm. Waltercio Caldas "Fim/Fim" (1974) aquarela e nanquim s/ papel 32 x 70 cm.